BEM-ESTAR

quarta-feira, 11 de julho de 2007

PARA QUEM FUMA, COM TODO O RESPEITO


Como não gosto de "ísmos", não escrevi tabagismo.


Nunca é tarde para deixar de fumar, mas o fumar é um dos hábitos mais difíceis de vencer. Alguns suplementos alimentares podem aumentar as hipóteses de sucesso, ajudando-nos a lidar com a ansiedade que em geral acompanha o abandono do hábito.


SINTOMAS:

- Causados pelo fumar:

-Tosse persistente , bronquite ou pneumonia recorrentes.

-Rouquidão, garganta irritada, mau hálito e dentes amarelados.

-Cabelos brancos, perda de cabelo e rugas na pele, prematuramente.

-Em alguns homens, impotencia.

-Causados por deixar de fumar:

-Ansiedade, depressão, vontade intensa de fumar, alimentação compulsiva, nervosismo e irritabilidade.

-Sonolência, fadiga, cefaleias, tosse com expectoração, obstipação.


Como os suplementos podem ajudar

Se quer deixar de fumar, há vários suplementos que pode tomar durante semanas ou meses, e em conjunto com outros auxiliares, como pensos ou pastilhas elásticas com nicotina. Com acompanhamento médico, podem tambem tomar-se com antidepressivos.

Pode começar por tomar vitamina B e vitamina C, cujas reservas nos fumadores estão diminuidas. As vitminas do complexo B estimulam a saúde dos nervos e podem reduzir a ansiedade. A vitamina C possui efeito antioxidante, combatendo os radicais livres gerados pelo tabaco. A acção da vitamina C é apoiada pela vitamina E que em conjunto diminuem o risco de doenças cardíacas.

Outros nutrientes como o extracto de aveia que os curandeiros indianos usam há séculos para tratar o vício do ópio, tambem podem ajudar. A kava pode atenuar a ansiedade provocada pela privação da nicotina. O ácido pantoténico que aumenta a produção de homonas anti-stress, encontra-se em complexos B de qualidade.


SABIA?

Três meses depois de deixar de fumar, os pulmões aumentam de capacidade. Passados cerca de 15 anos, a maioria dos riscos de saúde até então aumentados, descem ao normal.

2 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<< Página inicial