BEM-ESTAR

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

MARAVILHAS DA VITAMINA E


A vitamina E é uma vitamina liposolúvel que se encontra em diversas variações, cada uma das quais possui uma actividade biológica diferente. A forma mais activa da vitamina E no ser humano, chama-se alfatocoferol. Os tocoferóis actuam como destruidores dos radicais livres e protegem os lípidos e as estruturas lipídicas do organismo contra os danos oxidativos.



FUNÇÕES


-Protege as membranas celulares com as suas estruturas lipóides altamente sensíveis, protegendo-as dos danos dos radicais livres, responsáveis pela desintegração e pela doença.


-Protege outros agentes activos como a vitamina A, hormonas e enzimas.


-Funciona ainda através da sua capacidade para bloquear a formação de nitrosaminas (agentes carcinogénicos que se formam no estômago a partir das nitrites que se encontram em muitos alimentos pré-cozinhados).



FONTES NATURAIS


Amendoins, amêndoas e a maioria das nozes e óleo das nozes.

Legumes de folha verde, como couve, espinafre e bróculos.




Se fazemos uma alimentação adequada, beneficiamos destes benefícios. Se precisamos de recorrer a suplementos, uma informação: o d-alfa-tocoferol é uma forma natural e possui actividade mais elevada. O dl-alfa tocoferol, é uma forma sintética e possui uma actividade apenas ligeiramente superior a metede das formas de tipo natural.

1 Comentários:

  • Este blog está a ficar muito bonito e muito completo. Qualquer dia ainda passa a servir de enciclopédia! Parabéns e beijinhos.

    PS-Já foste espreitar o meu blog?

    Por Blogger Célia Jordão Alves, Às 17/9/07 17:09  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial