BEM-ESTAR

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Tratar os tomateiros


Depois de tanto tempo sem uma linha, perguntarão os simpáticos visitantes desta modesta página : a que propósito virá agora esta de doenças dos tomateiros ?


Na sequência do nosso trabalho tendente a promover o natural, o biológico, a planta medicinal ... aí vai mais esta : tenho no meu quintal uma boa plantação de tomateiros cujos frutos são um regalo para a vista e para o paladar. Ora, o tomateiro, bem como a batateira, a vinha e muitas outras plantas, podem sofrer de doenças tais como o míldio, que não é mais que um fungo que ataca a planta quando as condições climáticas são um misto de humidade e calor. A maioria dos produtores trata esta doença com fungicidas químicos eficazes mas por vezes agressivos, pois sendo sistémicos, entram na seiva da planta e obviamente nos frutos.


Decidi procurar alternativas e achei. Pode tratar-se a planta com recurso a outras plantas. E vai de colher um molho de hortelã e coentros que depois de fervidos, dão uma calda bem cheirosa com a qual se pulverizam os ditos tomateiros. É mais barato, não é tóxico e resulta.