BEM-ESTAR

terça-feira, 9 de outubro de 2007

AINDA E SEMPRE, VITAMINA C


A vitamina C, ou ácido L-ascórbico, contitui provavelmente o nutriente essencial mais conhecido dentro da classificação que designamos por Vitaminas. Largamente associado à prevenção e tratamento dos sintomas da gripe e constipação comum.

A Vitamina C contribui para a resposta do sistema imunitário no combate às bactérias e vírus. Visto ser hidro-solúvel e o seu excesso ser rapidamente eliminado, tem de ser constantemente fornecida pela alimentação.



FUNÇÕES DA VITAMINA C


A Vitamina C é um valioso anti-oxidante que ajuda a combater os radicais livres, mas é tambem uma importante vitamina multifuncioinal. Aspropriedades antioxidantes da vitamina C ajudam a eliminar os radicais livres. Ela contribui para a saúde da pele bem como o tecido conjuntivo da pele, músculos e órgãos, participando ainda nas enzimas e apoiando a capacidade de ligação ao ferro dos glóbulos vermelhos. A vitamina C suporta ainda a função das supra-renais, que é importante para ajudar o organismo a suportar todo o tipo de tensões.

O ser humano é uma das três espécies de mamiferos que não consegue produzir as suas necessidades de vitamina C. Esta vitamina contitui o principal anti-oxidante hidro-solúvel do ser humano. É absorvida por um sistema de transporte activo localizado no intestino e excretada através dos rins.

A Vitamina C tambem ajuda a proteger certas vitaminas lipo-solúveis da oxidação, incluindo a vitamina A, a vitamina E e até algumas vitaminas do grupo B.

A própria estrutura do corpo depende do colagénio e por sua vez, a integridade do colagénio depende da vitamina C (entre outros factores).


SISTEMA IMUNITÁRIO E OUTRAS FUNÇÕES

A vitamina C ajuda o sistema imunitário em duas principais funções: ao estimular a produção dos glóbulos brancos que atacam os invasores estranhos e também para impulsionar a produção de anticorpos pelo organismo (as proteínas do corpo que são produzidas pelas células, como reacção à infecção).

A Vitamina C tambem pode reduzir a histamina, a proteína que está associada às alergias.

A Vitamina C contribui par a a absorção de ferro, especialmente proveniente de fontes vegetais, sob a forma não-heme (sementes, feijão seco, lentilhas, legumes, frutos e nozes, contêm apenas fero não-heme).


FONTES DE VITAMINA C

Natural- cerja acerola, kiwi, citrinos, pimentos e frutos de roseira.

Sintetizados- Xarope de milho, sago palm.

Creio que é pouco conhecido o facto de a cerja acerola conter cerca de 100 vezes mais vitamina C que a laranja.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<< Página inicial