BEM-ESTAR

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

VITAMINAS + MINERAIS

DEPOIS DE ABORDAR TEMAS SOBRE VITAMINAS (SEMPRE COM BASE NO MANUAL DE INFORMAÇÃO BEM-ESTAR DA NUTRILITE), VAMOS DEDICAR ALGUMAS POSTAGENS AOS NOSSOS AMIGOS, OS MINERAIS.


Cálcio

O cálcio é o mineral mais abundante no organismo e um dos mais importantes. O nosso corpo precisa dele para formar e reparar os ossos e dentes, ajudar a função dos nervos, contribuir para a contracção dos músculos e para a coagulação sanguínea, e para favorecer um funcionamento correcto do coração.

Quase 98% do cálcio do corpo de um adulto médio, encontra-se nos ossos, 1% nos dentes e o reatante no sangue, fluidos extracelulares e dentro das células, onde funciona como co-factor de uma série de enzimas. O cálcio promove a coagulação sanguínea activando a fibrina proteica e, juntamente com o magnésio, ajuda a regular o ritmo cardíaco, a tonificação e contracção dos músculos e a actividade nervosa.

Os ossos estão continuamente a reformular-se, pelo que a manutenção dos níveis de cálcio ideais é essencial para promover a formação de novo osso. O equilíbrio entre a desintegração e a reformulação óssea modifica-se à medida que as pessoas envelhecem. Durante a infância, o nível de formação óssea é maior que a sua perda. Na idade adulta, estes processos são relativamente equivalentes. À medida que envelhecemos, a desintegração óssea excede a taxa de formação. Isto pode resultar na perda óssea, o que aumenta o risco de osteoporose.

Estudos realizados na Europa mostram que, pelo menos em algumas regiões, vários grupos populacionais, incluindo crianças e adolescentes, mas tambem idosos, estão em risco devido a um consumo marginal ou deficiente. A actual dose diária recomendada (DDR) na UE é de 800 mg. Um consumo de cálcio acima dos 2.500 mg por dia não é recomendado, a menos que especificamente recomendada por um médico.

Alguns factores dietéticos, tais como alimentos de um elevado valor em ácido oxálico (espinafres, ruibarbo, chocolate), podem interferir com a absorção do cálcio, formando sais insolúveis nos órgãos digestivos. Os filatos (ácido fílico) contidos nos cereais integrais, alimentos ricos em fibra, a cafeína em excesso proveniente do café, colas e chá pode igualmente reduzir a absorção do cálcio e outros minerais.

Fontes de cálcio:

Lacticínios-Leite, iogurte, Queijo

Vegetal-Couve, bróculos, couve chinesa

Outros-Alimentos enriquecidos, como sumos, cereais secos, produtos de soja.

Se toma suplementos, ao comprar, peça informação sobre a composição da cápsula e o excipiente, pois a qualidade deste, o seu poder de absorção, são da máxima importância.

2 Comentários:

  • Tenho tomado suplementos de vitaminas e minerais da Herbalife e estou me sentidndo muito bem. Rogerio Franzen (Brasil)

    Por Anonymous Anónimo, Às 19/3/09 21:26  

  • qual o mineral que além de ser constituinte fundamental dos ossos, forma radicais que acumulam energia utilizável no trabalho das células?
    pergunta de biologia

    Por Anonymous Anónimo, Às 3/4/12 00:15  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<< Página inicial