BEM-ESTAR

terça-feira, 13 de novembro de 2007

MAGNÉSIO

O MAGNÉSIO É O QUARTO MINERAL MAIS ABUNDANTE NO ORGANISMO E ACTUA EM ESTREITA LIGAÇÃO COM O CÁLCIO, FÓSFORO E OUTROS NUTRIENTES.
APROXIMADAMENTE 65% DO MAGNÉSIO NO CORPO DE UM ADULTO MÉDIO, ENCONTRA-SE NOS OSSOS E NOS DENTES, SENDO O RESTO DISTRIBUIDO ENTRE OS MÚSCULOS, SANGUE, FLUIDOS CORPORAIS, ÓRGÃOS E OUTROS TECIDOS.


Funções do magnésio


O magnésio intervem ao nível da síntese de proteinas e constitui umimportante cofactor em muitas reacções enzimáticas do organismo, algumas das quais contribuem para a produção de energia. Enquanto o cálcio afecta as contracções musculares, o magnésio equilibra esse efeito e relaxa os músculos.
O magnésio é um mineral muito activo, que executa mais de 300 funºões bioquímicas.
A tabela seguinte enumera algumas das principais funções do magnésio no nosso corpo.

-Mantem a função dos nervos e músculos.
-Mantem um ritmo cardíaco estável.
-Mantem uma boa resistência óssea.
-Promove uma pressão sanguínea normal.
-Desenvolve o metabolismo energético.
-Síntese de proteínas para utilização pelo organismo.

No adulto, a DDR UE actualmente estipulada é de 300 mg por dia.


Fontes de magnésio

Pão, arroz e cereais integais, leite e lacticínios, fígado e certos legumes (feijão e ervilhas) , nozes e legumes verdes (tais como espinafres) são boas fontes de magnésio. Determinadas águas de mesa podem tambem conter quantidades significativas.

Como não tenho a certeza das quantidades deste mineral na minha alimentação, tomo os meus suplementos todos os dias.

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