BEM-ESTAR

sábado, 23 de fevereiro de 2008

HIDRATOS DE CARBONO


OS HIDRATOS DE CARBONO FORNECEM ENERGIA A PARTIR DE UMA VARIEDADE DE ALIMENTOS BASE, TAIS COMO O PÃO, BATATAS, ARROZ E MASSA. OS HIDRATOS DE CARBONO SURGEM EM VÁRIAS FORMAS. A MAIS COMUM E ABUNDANTE SÃO OS AÇÚCARES, FIBRAS E AMIDOS.

O elemento de construção de um hidrato de carbono é uma molécula do açúcar, uma ligação simples de carbono, hidrogénio e oxigénio. Os amidos e fibras são essencialmente sequêcias de moléculas de açúcar.
Os hidratos de carbono agrupam-se em duas categorias principais. Hidratos de carbono simples, que incluem açúcares tais como o açúcar de fruta(frutose), açúcar do milho ou da uva (dextrose ou glicose) e o açúcar de mesa(sucrose). Os hidratos de carbono complexos incluem todas as substâncias formadas a partir da associação de três ou mais açúcares.
O sistema digestivo processa todos os hidratos de carbono de forma semelhante- desintegra-os (ou tenta desintegrá-los) em moléculas de açúcar simples dado que apenas estas são suficientemente pequenas para poderem ser absorvidas na corrente sanguínea. A glicose ( tambem conhecida como açúcar no sangue) , é utilizada em todas as células como fonte de energia universal.
A fibra é uma excepção. É constituída de forma a que não pode ser desintegrada em moléculas de açúcar, passando assim para o organismo essencialmente não digerida.

Fontes de hidratos de carbono

Tipo Fonte

Natural Pão, açúcar, batatas, arroz e massa

Outros Açúcar de mesa, de frutas naturais, de milho ou de uva.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial