BEM-ESTAR

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PROTEÍNAS

AS PROTEÍNAS CONTITUEM UM DOS PRINCIPAIS NUTRIENTES DOS ALIMENTOS, SENDO POR ISSO DESIGNADOS MACRONUTRIENTES. OS AMINOÁCIDOS SÁO OS COMPOSTOS ORGÂNICOS QUE SE COMBINAM PARA FORMAR PROTEÍNAS. O CORPO HUMANO REQUER PROTEÍNAS COMO FONTE DE AMINOÁCIDOS E COMO FONTE DE ENERGIA.

As proteínas são constituidas por 20 aminoácidos principais, 8 (10 ) dos quais são classificados como essenciais, enquanto que os restantes podem ser sintetizados no ser humano.
Os aminoácidos essenciais não podem ser produzidos pelo corpo, pelo que têm de ser fornecidos pela alimentação. São eles: lisina, leucina, isoleucina, metionina, fenilalanina, treonina, tripofano, valina, histidina ( essencial para as crianças ) e arginina ( semi-essencial ) .

Função dos aminoácidos

As proteínas, ou melhor, os amonoácidos nelas contidos, representam os elementos de construção da vida humana, necessários ao crescimento e manutenção das estruturas celulares em todos os órgãos.

Necessidades diárias

Em circunstâncias normais, um fornecimento proteico de 0,8-1,0 g por kg de peso do corpo, por dia, é considerado suficiente no adulto.

Fontes de aminoácidos

A qualidade das proteínas depende do seu teor de aminoácidos essenciais e da sua relação uns com os outros. Em geral, as proteínas animais são de qualidade mais elevada do que as proteínas vegetais, uma vez que o padrão de aminoácidos essenciais corresponde mais ao padrão dos requisitos humanos. Por outro lado, determinadas combinações de diversas fontes de proteínas , tanto animais como vegetais, podem igualmente originar proteínas de qualidade muito elevada. Uma excelente fonte de proteínas vegetais de alta qualidade são os legumes, em especial a soja.

Tipo Fonte

Animal Carne, peixe, ovos

Plantas Soja e outros legumes, batatas e cereais integrais

Lacticínios Leite, queijo




Informação - Manual de Bem-estar da NUTRILITE

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial