BEM-ESTAR

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

FERRO

COM VOTOS DE FELIZ 2008, VÃO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O FERRO


O FERRO REPRESENTA UM OLIGOELEMENTO MINERAL ESSENCIAL QUE FAZ PARTE DE MUITOS DOS GRUPOS DE TRANFERÊNCIA DE OPXIGÉNIO E ELECTRÕES DO ORGANISMO. O FERRO ENCONTRA-SE EM MAIOR ABUNDÂNCIA NO SANGUE. QUASE DOIS TERÇOS DO FERRO CONTIDO NO NOSSO ORGANISMO ENCONTRAM-SE NA HEMOGLOBINA, PODENDO ENCONTRAR-SE AINDA EM PEQUENAS QUANTIDADES NA MIOGLOBINA MUSCULAR.


Função do ferro

O ferro contitui um factor essencial para o desenvolvimento correcto da hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos que transporta o oxigénio do pulmão para todos os tecidos através da corrente sanguínea e assegura o fornecimento de oxigénio aos músculos. É ainda importante como componente da mioglobina das células musculares, uma espécie de "depósito" mais pequeno para fornecimento imediato de oxogénio aos músculos.
O ferro fez ainda parte de vários sistemas enzimáticos que intervêm na utilização do oxigénio dentro das células.

Necessidades diárias

A DDR UE estabelecida para o ferro é de 14 mg por dia. Estudos europeus indicam que alguns grupos populacionais absorvem quantidades de ferro extremamente reduzidas ou abaixo dos níveis recomendáveis, através da dieta alimentar. Estes grupos incluem os idosos, as jovens e as mulheres em idade fértil. O excesso de ferro pode ser tóxico, pelo que se recomenda uma supervisão rigorosa dos suplementos de ferro, em particular na criança.

Fontes de ferro

Tipo natural - Pão e cereais integrais, legumes de folha verde e leguminosas, carnes vermelhas e derivados de carne, fígado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial