BEM-ESTAR

quinta-feira, 6 de março de 2008

GORDURAS

AS GORDURAS SÃO UM GRUPO DE COMPONENTES QUÍMICOS CONTITUÍDOS POR ÁCIDOS GORDOS E GLICERINA. AS GORDURAS CONTITUEM UMA FONTE DE ENERGIA PRÁTICA E CONCENTRADA E O NOSSO ORGANISMO NECESSITA DE ALGUNS ÁCIDOS GORDOS PARA FUNCIONAR CONVENIENTEMENTE. QUASE METEDE DO PESO SECO DO CÉREBRO É GORDURA, E UM QUARTO DESTE É COLESTEROL.

Os ácidos gordos são moléculas essencialmente compostas por átomos de carbono ehidrogénio. Os ácidos gordos diferem entre si pelo número de carbonos em cada um, bem como o número de ligações duplas entre os carbonos:

* os ácidos gordos saturados possuem apenas ligações simples e são "saturados" por átomos de hidrogénio

* os ácidos gordos mono-insaturados têm mais de uma ligação dupla e ausencia de nais de um par de átomos de hidrogénio

* os ácidos gordos poli-insaturados têm mais de uma ligação dupla e ausência de mais de um par de átomos de hidrogénio

Recentemente, um novo termo foi acrescentado ao vocabulário das gorduras: os ácidos gordos trans. Estes são, por exemplo, produtos derivados de hidrogenação parcial, um processo no qual alguns dos átomos de hidrogénio em falta são repostos nas gorduras poli-insaturadas. No corpo humano, os ácidos gordos poli-insaturados (AGPls) são importantes para manter as membranas das células e para formar as prostaglandinas que regulam muitos dos processos do organismo, incluindo a inflamação e a coagulação sanguínea.

Outra função das gorduras na alimentação é permitir que as vitaminas lipo-solúveis A,D,E eK sejam absorvidas dos alimentos, e regular o metabolismo do colesterol do corpo.

As gorduras ricas em ácidos gordos poli-insaturados e mono-insaturados não promovem a formação dos depósitos de gordura que obstruem as artérias, como acontece com as gorduras saturadas.

Oa ácidos gordos saturados encontram-se essencialmente nos alimentos de orígem animal. Os ácidos gordos mono-insaturados e poli-insaturados encontram-se sobrertudo nos alimentos de orígem vegetal e em alguns peixes. Só os alimentos de orígem animal contêm colesterol.

O colesterol é uma espécie de "primo " da gordura. Tanto a gordura como o colesterol pertencem a uma família mais vasta de compostos químicos denominados lípidos

O colesterol é utilizado para formar as membranas celulares, bem como os tecidos cerebrais e nervosos. O colesterol ajuda ainda o organismo a produzir hormonas esreróides necessárias à regulação do corpo, incluindo o processamente de alimentos, e os ácidos biliares necessários à digestão.

O corpo consegue produzir colesterol em quantidade suficiente para as suas necessidades, pelo que não há necessidade de o consumir integrado na alimentação. Um dos factores dos níveis de colesterol elevado no sangue, dos quais se pensa aumentarem o risco de desenvolvimento de aterosclerose, é uma dieta rica em colesterol.

Ácidos gordos essenciais

São ácidos gordos poli-insaturados (AGPls) que o organismo não consegue produzir, devendo ser proporcionados pela dieta alimentar. Os dois principais são o ácido linoleico e o ácido alfa-linoleico. Dentro do organismo, ambos podem ser convertidos emoutros AGPls, tais como oácido araquidónico (precursor das hormonas eicosanóides) e, até certo ponto, do ácido eicosapentaenóico ( EPA) e o ácido docosahexaenóico ( DHA)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial