BEM-ESTAR

segunda-feira, 10 de março de 2008

CAROTENÓIDES


OS CAROTENÓIDES SÃO UM ELEMENTO MUITO COMUM, EXISTENTE EM MUITOS ALIMENTOS VEGETAIS DE COR LARANJA-AVERMELHADA. SÃO FITONUTRIENTES LIPO-SOLÚVEIS, ORIGINALMENTE UTILIZADOS COMO CORANTES E ACTUALMENTE CONHECIDOS COMO NUTRIENTES, SOB A FORMA DE PRECURSORES DA VITAMINA A E ANTI-OXIDANTES. ALGUNS DOS MAIS IMPORTANTES SÃP O BETACAROTENO, ALFACAROTENO, LUTEÍNA, ZEAXANTINA E LICOPENE.


Função dos carotenóides


Os carotenóides funcionam como anti-oxidantes, para reduzir os danos causados pelos radicais livres. Os danos oxidativos resultantes dos ataques dos radicais livres estão ligados ao envelhecimento prematuro, a degeneração macular relacionada com o envelhecimento e outras condições. A função dos carotenóides inclui:


* facilitar a comunicação celular


* combater a molécula de oxigénio simples


* a conversão em vitamina A, quando necessário


* ajudar a conservar uma visão normal


O que é um radical livre?


Embora o oxigénio seja absolutamente essencial à vida, tambem pode tornar-se nocivo. Os radicais livres são moléculas de oxigénio que existem no nosso corpo e que foram danificadas pela luz do sol, pelo tabaco, pela poluição, pelo stress e até pelas acções comuns de comer ou de respirar.

As moléculas dos radicais livres acusam a falta de um dos oito electrões que devem ter, pelo que estão em desiquilíbrio. Assim, "roubam" electrões de outras moléculas, para criarem mais radicais livres. Estas moléculas dadoras não só ficam danificadas como, em consequência, se tornam elas próprias radicais livres. Esta reacção em cadeia tem o poder de danificar todas as células do nosso organismo, até do ADN. Com o tempo, estes danos podem afectar, de forma difinitiva, a capacidade das células de se restabelecerem; a pele envelhece então prematuramente e tornamo-nos mais vulneráveis à doença
Os anti-oxidantes são moléculas que possuem um electrão "extra". Conseguem assim neutralizar os radicais livres ao doarem esse electrão a mais, por forma a tornarem-se de novo moléculas de oxigénio normais.
Necessidades diárias
Existem apenas estimativas quanto à dose diária recomendada de betacaroteno, que ode variar entre 2 e 4 mg por dia. O consumo excessivo ( mais de 20 mg/dia) de betacaroteno isolado, por períodos prolongados, não é aconselhável.
Fontes de carotenóides
Todos os frutos e legumes de cor são boas fontes de carotenóides, mas, visto serem substâncias lipo-solúveis, a sua absorção depende largamente da sua preparação com óleos ou gorduras.


Teor médio de carotenóides


Frutos ou vegetais ( cru por 100 g) Beta caroteno - Alfa caroteno - Luteína / zeaxantina



Bróculos 0.70 mg 0 mg 1.90 mg

Couve de Bruxelas 0.48 mg 0.01 mg 1.30 mg

Cenoura crua 7.90 mg 3.60 mg 0.26 mg

Alface 1.20 mg 0 mg 1.80 mg

Ervilhas 0.35 mg 0.02 mg 1.70 mg

Pimento vermelho 2.20 mg 0.06 mg 6.80 mg

Ameixa 0.43 mg 0 mg 0.24 mg

Tomate 0.52 mg 0 mg 0.10 mg

Melancia 0.23 mg 0 mg 0.01 mg



6 Comentários:

  • Bolas!! Isto é que tem sido trabalhar... qualquer dia este blog parece uma enciclopédia. Parabéns!

    Por Blogger Célia Jordão Alves, Às 11/3/08 16:28  

  • O Sr.Poderia tambem deixar um comentario sobre a deficiencia nutricional seria interesante para os estudante e intereçados pelo assunto.Obrigado.

    Por Anonymous Anónimo, Às 25/10/09 14:38  

  • Estou pesquisando sobre a ação antioxidante do caratenoide, apenas um tipo tem essa função??

    Por Anonymous Anónimo, Às 12/4/10 20:01  

  • Há vários "tipos" de carotenos.
    A sua sinergia é fantástica.

    Por Anonymous rui, Às 30/11/10 15:57  

  • Quando diz que não é aconselhável a ingestão de betacaroteno por longos períodos, refere-se a sintéticos ou também a naturais?

    Por Anonymous rui, Às 30/11/10 23:29  

  • Obrigado, me ajudou muito na prova, além do mais tive uma boa noção de como se alimentar bem, pois estava com uma alimentação péssima e essa descoberta me deu uma grande percepção sobre os vegetais e a nutrição do organismo.

    Por Blogger Dhouglas, Às 10/6/13 21:21  

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